• Leonardo Capel

Quanto tempo você tem?



Uma expressão comum que eu escuto normalmente das pessoas são elas dizendo que “não têm tempo suficiente” para fazer coisas importantes em suas vidas. Você já ouviu alguém dizer que “não tem tempo suficiente para fazer exercícios” ou “não tem tempo suficiente para ficar com a família”?


Isso é besteira. Todos nós temos exatamente a mesma quantidade de tempo. Sessenta segundos a cada minuto, sessenta minutos a cada hora, vinte e quatro horas todos os dias e sete dias por semana. O tempo é constante.


O que você realmente quer dizer quando diz que “não tem tempo suficiente” é que não é suficientemente importante para você. Se realmente importasse, então você encontraria tempo para isso. É simples assim. Quando você diz que não tem tempo suficiente, você está dizendo que você não valoriza o suficiente.


As pessoas tendem a ser mais frívolas com o tempo do que com o dinheiro. Essa é uma mentalidade perigosa, porque o tempo é muitas vezes um recurso muito mais precioso que o dinheiro. Dinheiro sempre pode ser ganho, mas uma vez que o tempo se for, foi para sempre.


Penso que se as pessoas realmente tivessem que carregar o tempo em suas carteiras, elas teriam mais cuidado. Imagine se você realmente tivesse que pagar pelos dezesseis minutos de tempo apenas para assistir aos comerciais de um programa de televisão de uma hora.


Imagine que você realmente pagou por trinta minutos de tempo apenas para responder a um e-mail que poderia ter levado apenas seis por telefone. Se isso tivesse sido considerado através do dinheiro, você provavelmente teria perdido a chance de obter 80% de desconto! Você poderia até se gabar disso mais tarde.


Mesmo que pareça estranho pensar nisso, essa é a verdade. Na próxima vez que alguém pedir que você faça um favor, considere realmente quanto tempo você vai gastar. Agora, definitivamente não estou dizendo que você não deve ajudar as pessoas, mas sim que você precisa perceber que “ajudar” não é gratuito quando se usa o tempo. Não faça isso se você não sentir que pode justificar o custo do tempo para você mesmo.


A outra razão pela qual as pessoas afirmam que “não têm tempo suficiente” é porque sentem que precisam fazer certas coisas. Você nunca precisa fazer nada. Vamos deixar isso perfeitamente claro. Sempre haverá consequências para fazer e não fazer coisas, mas você nunca é forçado a fazer nada. Você sempre tem uma escolha.


Se você parar de trabalhar, você simplesmente ficará sem dinheiro. Em outras palavras, você quer ir trabalhar porque não quer ficar pobre. Eu sei que isso pode soar como semântica, mas se você conseguir pensar que você apenas faz algo porque quer fazê-lo, é muito mais fácil fazer um uso consciente do seu tempo.


Por o tempo ser constante, a única coisa que o torna valioso é como o usamos. Basicamente, seu tempo é mais valioso se você usá-lo para fazer coisas mais importantes. O tempo de um CEO vale muito mais do que o de um funcionário de um cubículo porque é usado para coisas que, em última análise, fazem uma diferença maior (pelo menos no trabalho 📷).


Essa é a essência da outra metade da equação. O valor do seu tempo é baseado em quão importante são as coisas que você faz com isso. Essa importância pode ser definida a partir da perspectiva de você, de outros ou mesmo da sociedade. Então, se você está fazendo algo que é incrivelmente importante para você, para beneficiar a si mesmo ou a outros, então você está sendo produtivo.


Outra razão pela qual eu sinto que as pessoas são tão frívolas com o tempo, é porque assumimos que o tempo sempre continuará vindo.


A maioria de nós experimentou em algum momento estar quebrado, incapaz de comprar qualquer coisa. Portanto, entendemos as conseqüências se desperdiçarmos todo o nosso dinheiro. Temos lembranças que nos dizem por que não gostamos de se sentir quebrado, incapaz de comprar coisas.


Nenhum de nós tem experiência direta de estar sem tempo. Nunca tivemos um momento na vida onde literalmente deixamos de receber o tempo. Portanto, nem podemos imaginar isso acontecendo.


Mas o que é realmente perigoso sobre isso é que chegará um momento em que todos nós ficaremos sem tempo. E quando ficamos sem tempo, esperamos que seja bem gasto, porque, ao contrário do dinheiro, você nunca pode sair de um déficit de tempo.

É por isso que precisamos fazer o que é importante. Não amanhã, não em algumas semanas, mas agora. Porque a maioria de nós nunca sabe quando o rio do tempo deixará de fluir. Afinal, você está vivendo uma vida corrida ou uma vida importante?

Certifique-se de usar sabiamente o tempo que você tem. E se você se pegar dizendo que “não tem tempo suficiente”, mude para “isso não é importante o suficiente”. Se você pode dizer isso honestamente, então você não precisa de mais tempo.

Então, quanto tempo você tem?


4 visualizações

WhatsApp

whatsapp (1).png

Quer receber dicas práticas e úteis de marketing digital no seu celular? Basta clicar no ícone acima.

AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL FOCADA EM PROPÓSITO, DADOS E PERFORMANCE.

Siga a gente

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn

Instagram