• Leonardo Capel

O poder dos começos imperfeitos

Atualizado: 2 de Abr de 2019


Quando você tem um objetivo - seja começar um novo negócio, alimentar-se melhor ou viajar - é fácil olhar para alguém que já está fazendo isso e então tentar fazer uma engenharia reversa dessa estratégia.


Em alguns casos, isso é realmente útil. Aprender com as experiências de pessoas bem-sucedidas é uma ótima maneira de acelerar sua própria curva de aprendizado.


Mas é igualmente importante lembrar que os sistemas, hábitos e estratégias que as pessoas bem-sucedidas estão usando hoje provavelmente não são os mesmos que estavam usando quando começaram sua jornada.


O que é ótimo para eles no momento, não é essencialmente necessário para você começar agora.


Se você definir seus parâmetros em "incrível", é extremamente difícil começar.

- Seth Godin


Aprender com outros é muito bom e eu faço isso o tempo todo. Pra falar a verdade eu sou campeão em buscar conhecimento, ler, pensar e não executar. E sendo bem sincero, não sei você, mas eu já matei vários sonhos por medo de dar o primeiro passo e achar que eu não tinha as habilidades, ferramentas e recursos para começar.


Comparar sua situação atual com alguém que já é bem sucedido, muitas vezes pode fazer com que você sinta que faltam os recursos necessários para começar. Se você olhar para sua referência ideal, pode ser muito fácil convencer-se de que você precisa comprar coisas novas ou aprender novas habilidades ou conhecer novas pessoas antes que você possa dar o primeiro passo em direção aos seus objetivos.


E geralmente, isso não é verdade. Aqui estão dois exemplos.


Começar um negócio: Quando você é um empreendedor, é muito fácil ficar obcecado com o melhor. Isto é especialmente verdadeiro no início. Lembro-me de estar convencido de que o meu primeiro site não teria sucesso sem automação de e-mails. Afinal, todo site popular que eu olhava tinha um fluxo automático de acordo com a experiência do usuário. Só 1 ano depois de lançar o site que contratamos um software de automação. Antes, nós mesmos éramos os robôs por trás de cada click.


Comer saudável: Talvez a dieta ideal envolva a compra de alimentos orgânicos ou alimentos super-saudáveis. Mas se você está apenas tentando fazer avanços na direção certa, por que ficar se pegando aos detalhes? Comece pequeno e simplesmente compre alguns vegetais e frutas nesta semana - seja orgânico ou não. Haverá muito tempo para otimização mais tarde.


Alegar que você precisa "aprender mais" pode ser uma muleta que o impede de avançar sobre as coisas que realmente importam.


Um começo imperfeito sempre pode ser melhorado, mas a obsessão por um plano perfeito nunca o levará a lugar nenhum. Por isso levo sempre comigo uma frase que uma das pessoas em que fiz a engenharia reversa me disse: melhor feito do que perfeito.


E você, está esperando o que para dar o primeiro passo? Baby steps e consistência, esse é o segredo.




25 visualizações

WhatsApp

whatsapp (1).png

Quer receber dicas práticas e úteis de marketing digital no seu celular? Basta clicar no ícone acima.

AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL FOCADA EM PROPÓSITO, DADOS E PERFORMANCE.

Siga a gente

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn

Instagram