• Fábio Friedrich

Como fazer networking pelo Direct do Instagram

Atualizado: 4 de Abr de 2019




O DM (Direct Message) do Instagram é a maior oportunidade de networking ou negócios já criada na plataforma. Eventualmente, os usuários terão maiores permissões de privacidade, permitindo que eles bloqueiem a ocorrência de mensagens diretas. Mas enquanto isso não existe, você pode contactar qualquer usuário ou empresa diretamente. 


Abaixo você encontrará um passo a passo para extrair o máximo de valor desta oportunidade.


COMO FAZER NETWORKING EM 2019 PELO INSTAGRAM


Em um mundo cheio de pessoas tentando vender algo, há muitos vendedores tentando comercializar, vender ou tirar proveito de você e não há pessoas suficientes pensando “Como posso realmente resolver o seu problema?” Ou “Como posso realmente lhe trazer valor?” A chave é se conectar primeiro, fornecer valor e, então, quando a oportunidade certa aparecer, perguntar e se apresentar.


Negócios duram uma vida inteira, não um dia.


Com isso dito, o Instagram é um dos recursos mais subutilizados onde você pode se conectar com qualquer um, desde um influenciador, um negócio próximo, um CEO das maiores empresas do mundo ou até uma celebridade se você for persistente o suficiente 😉


Veja o que você precisa saber:


NETWORKING NO INSTAGRAM: AS 5 CHAVES PARA O SUCESSO


Quanto mais, melhor - Você precisa fazer isso de 10, 100, 500 vezes por dia. O volume joga a seu favor.


1. ENCONTRE NOVOS PERFIS NO INSTAGRAM


Nas redes sociais há muito barulho. Primeiro você precisa encontrar quem é o seu público alvo, fazendo uma busca rápida através do Instagram. A beleza é que você pode encontrar uma quantidade quase infinita de leads através de várias maneiras únicas. Você pode optar por pesquisar por local, hashtag ou usuário.


Se você for uma empresa e quiser aumentar seu alcance, comece pesquisando hashtags para os termos mais usados em seu setor.


Por exemplo, você é dono de uma barbearia ou salão de beleza em Curitiba. Você pode facilmente procurar por pessoas que postaram algo na sua geolocalização ou em em estabelecimentos ao redor dela. Veja as postagens mais recentes e analise o perfil de cada conta. Muitas pessoas acham que precisam identificar pessoas com mais de 100.000 seguidores. A menos que você seja uma grande empresa com grande orçamento, não precisa dessa abordagem. Se você puder contactar "micro-influenciadores", gente como a gente, ou seja, pessoas com seguidores menores, você vai ter sucesso, pois elas tem influência localmente.


2. ENCONTRE UM PERFIL LEGAL E ANALISE ELE

Gaste cerca de 30 segundos percorrendo as contas e entendendo seus gostos, desgostos e atividades.


As pessoas tendem a achar que quanto mais seguidores, melhor, ao tentar determinar quais contas devem ser contactadas. A verdade é que, embora o número de seguidores possa ser importante, há vários exemplos de contas que podem ter um alto número de seguidores, mas produzem um ROI zero para um negócio. Por exemplo, as contas podem comprar seus seguidores, fazer táticas de “segue que sigo de volta (follow for follow)", etc.


Em outras palavras, número de seguidores não é a mesma coisa que ter a atenção do público.


LEMBRE-SE: PRESTE ATENÇÃO AO ENGAJAMENTO!


Mesmo que a conta tenha apenas 190 seguidores, mas cada post que o usuário posta tem 60 curtidas e 20 comentários, entre em contato pelo direct do Instagram. Se o relacionamento entre os seguidores e o envolvimento deles for forte, isso significa que eles têm a ATENÇÃO do público, fator crucial no mundo digital atual.


Portanto, preste atenção aos micro-influenciadores que estão na região que você está segmentando. Eles podem fornecer um valor tremendo para você e sua empresa, e tudo o que é preciso é uma única mensagem direta para começar a construir um relacionamento.


Olhe para os posts deles e considere: Eles interagem? Eles se envolvem? Eles postam regularmente? Seus fãs gostam deles?


Essa é a chave para o sucesso.


3. AGREGUE VALOR PARA AS PESSOAS


Um ponto de atenção importante ao ler tudo isso é não se tornar um robô de spam sem noção. Ou seja, não copie e cole a mesma mensagem para todas as pessoas até ser banido ou pausado pelo Instagram, porque você está literalmente apenas fazendo spam de contas aleatórias. A finalidade deste post é para você entender como você pode trazer valor para as pessoas que você entra em contato no Instagram e que ainda não conhece.


Claro que você pode DM The Rock, DM Warren Buffett, DM Justin Bieber, DM algum fundador que você ama, mas se você não considerar o que essa pessoa realmente precisa ou quer, você nunca conseguirá falar com ela. Esta é a arbitragem número um para o sucesso. Se você não está fornecendo valor, eles não responderão.

A chave para qualquer tática - e essa é a tática - é fornecer mais valor para a outra pessoa, especialmente quando ela é a pessoa com vantagem no relacionamento. Formule sua proposta e prepare-se para fazer o que é crucialmente importante no mundo digital atual. Enviar o DM.


Lembre-se: sua proposta de valor é como você pode ajudar a resolver o problema que eles estão enfrentando ou ainda não imaginaram.


4. MENSAGEM DIRETA


Essa dica é simples e  fácil, mas muitos ainda não entendem ela.

Abra o Instagram e encontre os três pequenos pontos no canto superior direito da conta de um indivíduo, clique nos pontos e selecione "enviar mensagem”. Comentar em fotos, dificilmente irá ajudar.


5. FAZER E REPETIR


Sucesso é um jogo de números. Esteja preparado para receber 100 nãos para cada sim. A maioria das pessoas nem responde. Mas não desanime e não seja romântico. Faz parte do jogo. Muitas empresas, indivíduos e influenciadores podem trazer-lhe muito valor e novas oportunidades.


Muitas vezes as pessoas famosas não irão te responder. Foque em pessoas próximas a elas. Todos temos amigos, equipes e staffs. 


Por exemplo, o Justin Bieber pode não te responder, mas uma celebridade de terceiro ou quarto nível pode. O CEO do Itaú pode não lhe dar um retorno para um estágio no banco, mas outra banco menor pode. E se você gastar alguns meses ou anos adquirindo experiência em um banco menor, uma marca maior (ou influenciadora) poderá levá-lo mais a sério. Isso ajudará a construir sua marca pessoal também.


Conseguir um "sim" vai construir sua base. Mantenha o jogo rodando e use seu trabalho e velocidade para ganhar impulso.


Todos precisamos estar fazendo isso de 10 a 100 a 500 vezes por dia.


AGORA VOCÊ TEM QUE ENTREGAR O QUE PROMETEU


Este é um ponto muito importante, depois de conseguir uma oportunidade, você precisa entregar o resultado. Habilidade e execução são tudo. Mensagens Diretas apenas ajudam você a colocar seu pé na porta e entrar no jogo.


ESSA OPORTUNIDADE APARECE APENAS DE TEMPOS EM TEMPOS


Você deve estar se perguntando, é apenas uma troca de mensagens, por que se importar tanto com isso? 


E a minha resposta é que uma oportunidade como essa ocorre uma vez a cada dez anos, quando surge uma nova plataforma, e você tem acesso sem precedentes a pessoas que nunca teve antes. Isso aconteceu nos primórdios do e-mail marketing em 1995/1996 e novamente em 2003/2004 com o primeiro conjunto de blogs na Internet. 


Os primeiros usuários desses plataformas, estavam bem posicionados como adotantes iniciais (early adopters), que buscavam experimentar as novidades e sair na frente. Pessoas que tinham salários de milhões de dólares em negócios e mídia se abriram para a internet com a capacidade de comentar, entrar em contato e se conectar. E você tinha o acesso à elas. Não que elas iriam responder. Mas você tinha o acesso.


QUERO QUE VOCÊ FAÇA A SUA PESQUISA NO INSTAGRAM


Eu realmente quero que você pesquise cada hashtag. Eu quero que você procure supermercadoS, barbeiros agências de marketing, cafés, tudo! Quando você procura por eles no Instagram, haverá uma hashtag. Eu quero que você gaste 25 minutos pesquisando cada foto em seu nicho específico que tem uma hashtag que faça sentido e veja se é o perfil é de uma empresa do seu segmento.


Veja as principais publicações e saiba mais sobre essas contas. Tudo isso é informação e, independentemente do resultado, você estará pelo menos munido com mais conhecimento sobre o seu setor e quem está ganhando no espaço das mídias sociais.

Isso tudo é apenas trabalho, e é grátis!


Por exemplo, se você é um desenvolvedor web ou designer. Quero que você clique na URL em todas as contas e veja o website delas. Se eles tiverem um bom site, deixe-os em paz. Se o site for péssimo, quero que você volte ao Instagram, clique no canto superior direito, clique nos três pontos do perfil dessa pessoa. Diga “Oi, amo o que você faz, mas seu site precisa melhorar, eu consigo te ajudar a aumentar o número de acessos e deixar o seu site incrível. Você vai converter muito mais. Podemos conversar?”.


Se der medo, vai com medo mesmo. O Instagram é a oportunidade de 2019. Caso queira ajuda para bombar o seu instagram, estamos à disposição!

136 visualizações

WhatsApp

whatsapp (1).png

Quer receber dicas práticas e úteis de marketing digital no seu celular? Basta clicar no ícone acima.

AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL FOCADA EM PROPÓSITO, DADOS E PERFORMANCE.

Siga a gente

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn

Instagram