• Amanda Capel

Como o Algoritmo Instagram funciona em 2019



O algoritmo do Instagram é essencial para qualquer um que deseja mais engajamento e bons resultados com seus posts. E como toda a empresa, quer obter o maior lucro possível com anunciantes, e quanto mais pessoas verem os anúncios mais o anunciante ganha e o Instagram também. Por isso que quanto mais tempo passamos no aplicativo, vamos ser impactados por mais anúncio.


O Instagram já possui mais de 1 milhão de usuários e esse número só tende a aumentar, e por isso empresas que querem ser notadas precisam aderir a essa rede, entender como funciona e criar estratégias para impactar cada vez mais pessoas.


A definição de algoritmo é, uma sequência de ações executáveis que buscam obter uma solução para algum tipo de problema. No Instagram o objetivo é determinar a ordem dos posts no feed de acordo com a relevância aos usuários.


Até então os posts eram exibidos no feed por uma ordem cronológica, a publicação mais recente aparecia por primeiro. Porém com as novas atualizações, hoje aparecem no feed por ordem de relevância, com base no comportamento do usuário, o algoritmo ordena as publicações por nível de importância e que geram mais interação para aquela pessoa.


Há alguns fatores que o algoritmo considera ao organizar os posts para cada usuário como:


Interesse: Tem como base as publicações que o usuário mais interagiu, com curtidas ou comentários, o algoritmo entende que deve dar prioridade a esses temas no seu feed.


Cronologia: Ainda existe uma cronologia dos post, porém não de forma linear, as posições variam de acordo com o engajamento do post.


Relacionamento: O algoritmo consegue descobrir com que pessoas você mais se relaciona a partir da suas interações, como dms, marcações, stories respondidos, e assim, ver com prioridade os posts dos seus amigos, da sua família e dos seus artistas preferidos.


Usabilidade: A frequência em que o usuário entra no aplicativo, também interfere na ordem dos posts, quanto mais entrar mais atualizado será o feed. Quem você segue: A quantidade de pessoas que segue interfere no algoritmo também, se seguir pessoas pessoas, a probabilidade de receber todos os posts é alta, agora se segue muitas pessoas mais difícil vai ser para o Instagram te mostrar tudo.


Para que a sua publicação tenha um engajamento maior, o Instagram prioriza alguns conteúdos e como eles são divulgados. Quanto mais plataformas forem usadas dentro do Instagram melhor, como os stories, igtv, adesivos, dms entre outros. Incentivar os seguidores a comentar nas publicações, assim os posts aparecerão com prioridade.


Postar quando os usuários estiverem online, assim terá mais engajamento. Sorteios são uma ótima opção para ter mais engajamento, pois incentiva os usuários a curtirem, compartilharem e comentarem.


Agora que já sabe como funcionam os algoritmos é hora de pôr em prática e obter um engajamento e alcance maior.


Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo!

40 visualizações

WhatsApp

whatsapp (1).png

Quer receber dicas práticas e úteis de marketing digital no seu celular? Basta clicar no ícone acima.

AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL FOCADA EM PROPÓSITO, DADOS E PERFORMANCE.

Siga a gente

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn

Instagram