• Leonardo Capel

7 situações em que dizer "obrigado" ganha o dia

Eu não digo "Obrigado" sempre que eu deveria e aposto que eu não sou o único.

Na verdade, eu digo muito, mas muito mais "Desculpa" do que "Obrigado. E não é só porque eu erro muito, mas já virou uma espécie de vício de linguagem. Tenho várias testemunhas disso.


Na verdade, estou começando a acreditar que "Obrigado" é a palavra mais subestimada e subutilizada no planeta. É apropriada em quase qualquer situação e é uma resposta melhor do que a maioria das coisas que dizemos.


Estou nesse último mês tentando implementar mais ela e você deveria fazer o mesmo. Os resultados para você e as pessoas ao seu redor são sutis e incríveis.


Deixa eu te mostrar 7 situações comuns que dizemos todo tipo de coisa, mas deveríamos dizer "Obrigado".


1. Quando você está recebendo um elogio.


Muitas vezes arruinamos elogios, desvalorizando a declaração ou agindo de forma excessivamente humilde. Internamente, você pode pensar que isso evita que você apareça arrogante ou presunçoso.


O problema é que ao desviar de um elogio genuíno, você não reconhece a pessoa que foi agradável o suficiente em te dizer algo. Simplesmente ao dizer "Obrigado", você reconhece plenamente a pessoa que fez o elogio e também permite-se aproveitar o momento.


Exemplo: "Você está ótimo nessa roupa".

Em vez de: "Oh, esse casaco velho? Eu tenho isso por anos ". Tente dizer: "Obrigado. Fico feliz que você tenha gostado. "


Exemplo: "Uau! 3 gols esta noite. Você jogou muito bem hoje".

Em vez de: "Sim, mas perdi aquele chute na cara do gol". Tente dizer: "Obrigado. Foi um bom jogo."


Exemplo: "Você arrasou na apresentação hoje!"

Em vez de: "Eu? Eu me senti tão nervoso lá em cima. Fico feliz que tenha parecido boa. Tente dizer: "Obrigado. Estou feliz por ter ido bem".


Há algo que nos empodera ao aceitarmos um elogio. Quando você rejeita o elogio, você não pode realmente recebê-lo. Quando você simplesmente diz "Obrigado", você deixa o peso do elogio sumir e se tornar seu. Dizer "Obrigado" dá à sua mente permissão para crescer sobre os elogios que você recebe.


Receber elogios deve ser divertido e prazeroso, mas muitas vezes arruinamos essa experiência. Não há necessidade de sabotar elogios. Aceite-os e aproveite o momento.


2. Quando você está atrasado.


Estar atrasado é horrível. É estressante para a pessoa que está atrasada e é desrespeitoso com a pessoa que espera.


Pode parecer estranho agradecer alguém por lidar com os seus problemas, mas essa é exatamente a resposta correta. A maioria das pessoas chega e já diz: "Desculpe-me pelo atraso".


O problema é que essa resposta ainda faz com que a situação gire em torno de você. Dizer "Obrigado" muda o foco e reconhece o sacrifício que a outra pessoa fez aguardando-o. Obrigado por esperar.


Exemplo: você chega no compromisso com os famosos 15 minutos de atraso.

Em vez de: "Desculpe pelo atraso. O trânsito estava insano". Tente dizer: "Obrigado por sua paciência".


Toda vez que cometemos um erro, alguém faz um sacrifício. Nossa resposta padrão é pedir desculpas pelo nosso fracasso, mas a melhor abordagem é elogiar a paciência e o compromisso da outra pessoa. Agradeça pelo que fizeram, apesar do seu erro.


3. Quando você está confortando alguém.


Quando alguém traz pra você más notícias, acaba sendo sempre estranho. Você quer ser um bom amigo, mas a maioria das pessoas não sabe o que dizer.


Eu sempre me sentia dessa maneira.


Muitas vezes, pensamos que é uma boa idéia adicionar algo que amenize ou traga um outro lado da moeda. "Bom, pelo menos você tem..."


O que não percebemos é que não importa se você não sabe o que dizer. Tudo o que você realmente precisa é estar presente e agradecer aquela pessoa por confiar em você.


Exemplo: a mãe de seu colega faleceu recentemente.

Em vez de: "Pelo menos você tem muitas boas lembranças para guardar consigo". Tente dizer: "Obrigado por compartilhar isso comigo. Eu sei que isso é difícil".


Exemplo: seu irmão perdeu o emprego.

Em vez de: "Pelo menos você ainda tem saúde". Tente dizer: "Obrigado por compartilhar isso comigo. Estou aqui para apoiá-lo no que estiver ao meu alcance".


Exemplo: o animal de estimação do seu amigo acabou de morrer.

Em vez de: "Pelo menos ele teve uma vida longa e feliz". Tente dizer: "Obrigado por compartilhar isso comigo. Estou aqui para o que precisar."


Em tempos de sofrimento, precisamos mais de alguém para compartilhar nossa dor do que ouvir palavras para alivia-la. Quando você não souber o que dizer, basta dizer "Obrigado" e estar lá presente.


4. Quando você está recebendo feedbacks úteis.


Feedbacks podem ser muito úteis, mas raramente o vemos assim. Quer se trate de uma revisão de desempenho desagradável de seu chefe ou de um e-mail de um cliente infeliz, a reação padrão é se defender. Isso é uma pena porque a resposta correta é simplesmente dizer "Obrigado" e usar as informações para melhorar.


Exemplo: "Este trabalho não está bom. Eu pensei que você faria melhor".

Em vez de: "Você não entende. Aqui é o que realmente aconteceu". Tente dizer: "Obrigado por esperar mais de mim".


Exemplo: "Comprei seu produto na semana passada e já quebrou. Não estou satisfeito com essa experiência".

Em vez de: "Como você usou? Nós deixamos bem claro em nossos termos e condições que o produto não foi projetado para funcionar em certas condições". Tente dizer: "Obrigado por compartilhar conosco suas considerações. Saiba que estamos empenhados em melhorar. Você poderia compartilhar mais detalhes sobre o problema?"

Ninguém gosta de falhar, mas a falha é apenas uma informação para melhorarmos. Responda feedbacks úteis com agradecimentos e use-os para se tornar melhor.


5. Quando você está recebendo críticas injustas.


Na maioria das vezes, a crítica não é nada útil. Ela é vingativa e maldosa. Quando você agradece a alguém por criticá-lo, neutraliza imediatamente o poder das declarações. Se não é um grande problema para você, então não poderá se tornar um argumento maior.


Exemplo: "Este pode ser um bom conselho para iniciantes, mas quem sabe o que está fazendo achará isso inútil".

Em vez de: "Bem, claro, eu escrevi isso para iniciantes. Isso pode ser uma surpresa, mas nem tudo foi escrito tendo você em mente". Tente dizer: "Obrigado por compartilhar sua opinião. Vou tentar melhorar na próxima vez".


Exemplo: "Sua afirmação é a coisa mais estúpida que li nessa semana".

Em vez de: "Você é um idiota. Deixa-me dizer-te porquê…" Tente dizer: "Obrigado pelo feedback. Eu ainda tenho muito a aprender."


Liberar a necessidade de ganhar todos os argumentos é um sinal de maturidade. Alguém na internet disse algo errado? E daí? Ganhe o argumento pela forma como você vive a sua vida.


6. Quando alguém lhe dá conselhos sem que você peça.


Isso acontece muito no marketing e na nutrição, sem falar em várias outras áreas. Todo mundo tem uma opinião sobre qual a melhor maneira de você criar uma campanha ou o alimento correto para atingir o resultado que você deseja. Eu acredito que a maioria das pessoas está apenas tentando ser útil, mas ouvir a opinião de alguém quando você não solicitou pode ser irritante, ainda mais quando ela vem acompanhada do item anterior.

A melhor abordagem? Apenas diga "Obrigado".


Exemplo: "Você sabe que deveria manter seus quadris parados quando faz esse exercício".

Em vez de: "Oh, realmente? Você é o meu treinador?". Tente dizer: "Obrigado pela ajuda".


Apontar outras falhas não remove a sua própria. Agradeça as pessoas por aumentar sua autoconsciência, mesmo que não seja solicitado.


7. Quando você não tem certeza se deve agradecer alguém.


Em caso de dúvida, basta dizer obrigado. Não há desvantagem. Você está realmente preocupado em mostrar muita gratidão às pessoas em sua vida? Sério?


"Devo enviar um cartão de agradecimento nesta situação?" Sim, você deveria.


"Devo dar gorjeta?" Caso não, pelo menos, diga obrigado.


Diga obrigado, mais frequentemente.




59 visualizações

WhatsApp

whatsapp (1).png

Quer receber dicas práticas e úteis de marketing digital no seu celular? Basta clicar no ícone acima.

AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL FOCADA EM PROPÓSITO, DADOS E PERFORMANCE.

Siga a gente

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn

Instagram